FREIO ABS
Os freios ABS são reconhecidamente melhores do que os breques convencionais. Eles evitam que as rodas agarrem e derrapem quando o motorista aciona a frenagem de forma brusca, permitindo que ainda haja um correto controle sobre o carro.
Existem vários modelos de freios ABS, mas seu conceito é bem simples. Existem quatro componentes principais em um sistema ABS: sensores de velocidade, bomba, válvulas e unidade controladora.
Os sensores de rotação estão localizados geralmente em cada roda, e servem para monitorar a rotação dos pneus e indicar quando eles estão prestes a travar. Em uma situação de frenagem de emergência, esses sensores de velocidade avaliam a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Esta peça, que também controla as válvulas, ajusta a pressão de frenagem individualmente em cada roda. As válvulas ficam nas tubulações específicas de cada freio e, uma vez que liberam a pressão nessas caneluras, a bomba a repõe. As pastilhas do freio fazem também um movimento diferente – aos invés de prensar e travar o disco, travando-o, a pastilha aperta o disco rapidamente, evitando que ele trave e perca o controle.